Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária–09 de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 14,19-28

A Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 14,19-28 é um trecho que narra as perseguições e os milagres que Paulo e Barnabé realizaram em sua primeira viagem missionária. Eles pregaram o Evangelho em várias cidades da Ásia Menor, enfrentando a oposição dos judeus e dos pagãos. Em Listra, Paulo foi apedrejado e dado como morto, mas se levantou e continuou a pregar. Em Derbe, eles fizeram muitos discípulos e voltaram pelo mesmo caminho, fortalecendo as comunidades que haviam fundado. Eles designaram presbíteros para cada igreja e os confiaram ao Senhor. Finalmente, eles retornaram a Antioquia, de onde tinham partido, e relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles. Essa leitura mostra a coragem e a fé dos apóstolos, que não se deixaram abater pelas dificuldades, mas confiaram na graça de Deus e na ação do Espírito Santo.

Reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles

Naqueles dias,

19. de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto.

20. Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé.

21. Depois de terem pregado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia.

22. Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecerem firmes na fé, dizendo-lhes: "É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no reino de Deus".

23. Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado.

24. Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília.

25. Anunciaram a Palavra em Perge e depois desceram para Atália.

26. Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado.

27. Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos.

28. E passaram então algum tempo com os discípulos.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 144(145),10-11.12-13ab.21 (R. cf. 12a)

R: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso reino glorioso.

- Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

- Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

- Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo, desde agora, para sempre e pelos séculos.


Aclamação ao Evangelho - Lc 24,46.26

- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos, para entrar em sua glória, aleluia.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,27-31a

Esse trecho do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,27-31a faz parte do primeiro discurso de despedida de Jesus aos seus discípulos, no qual ele lhes promete a paz, a presença do Espírito Santo e a sua volta. Jesus também afirma a sua união com o Pai e o seu amor pelos que guardam os seus mandamentos. Ele encoraja os discípulos a não se perturbarem nem se atemorizarem diante das dificuldades que virão, pois ele venceu o mundo. Essas palavras revelam a confiança e a esperança que Jesus quer transmitir aos seus seguidores, bem como a sua identidade como o caminho, a verdade e a vida. O evangelho diz o seguinte:

A minha paz vos dou

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

27. "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.

28. Ouvistes que eu vos disse: 'Vou, mas voltarei a vós'. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.

29. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

30. Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim,

31. mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".