Pular para o conteúdo principal

Liturgia Diária: 29 de maio de 2023

Liturgia Diária2

 

Primeira Leitura do Livro do Gênesis 3,9-15.20

Este é um trecho da narrativa do pecado original e suas consequências. Nela, Deus interpela Adão e Eva depois que eles desobedeceram ao seu mandamento e comeram do fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus revela a eles a sua culpa e anuncia o castigo que recairá sobre eles e sobre a serpente que os enganou. No entanto, Deus também promete que haverá uma inimizade entre a descendência da mulher e a da serpente, e que a mulher esmagará a cabeça da serpente. Essa promessa é vista como uma profecia da vitória de Cristo sobre o mal e do papel de Maria como a nova Eva, mãe de todos os viventes.

Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela

Depois que Adão comeu do fruto da árvore,

9. o Senhor Deus o chamou, dizendo: "Onde estás?"

10. E ele respondeu: "Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu;
e me escondi".

11. Disse-lhe o Senhor Deus: "E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?"

12. Adão disse: "A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi".

13. Disse o Senhor Deus à mulher: "Por que fizeste isso?" E a mulher respondeu: "A serpente enganou-me e eu comi".

14. Então o Senhor Deus disse à serpente: "Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida!

15. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar".

20. E Adão chamou à sua mulher "Eva", porque ela é a mãe de todos os viventes.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 86(87),1-2.3 e 5.6-7 (R. 3)

R: Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

- O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó.

R: Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

- Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.

R: Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

- Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram". Por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!".

R: Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.


Aclamação ao Evangelho - Lc 1,28

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Ó feliz Virgem, que geraste o Senhor; ó santa Mãe da Igreja, que nos alimenta com o Espírito do teu Filho, Jesus Cristo.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 19,25-34

O Evangelho de Jesus Cristo segundo João 19,25-34 narra a crucificação e a morte de Jesus na cruz. Nesse momento, Jesus vê sua mãe Maria e o discípulo amado João aos pés da cruz e os confia um ao outro como mãe e filho. Jesus também diz "Tenho sede" e recebe vinagre em uma esponja. Depois ele exclama "Tudo está consumado" e entrega o espírito ao Pai. Um soldado perfura o seu lado com uma lança e sai sangue e água. Esse evangelho revela o amor de Jesus pela humanidade e o cumprimento da sua missão salvífica. Ele entrega a sua vida como sacrifício pelos nossos pecados e nos dá a sua mãe como nossa mãe na fé. O sangue e a água que saem do seu lado simbolizam os sacramentos do batismo e da eucaristia, que nos purificam e nos alimentam na vida cristã.

Eis  teu filho. Eis a tua mãe

Naquele tempo,

25. perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena.

26. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”.

27. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

28. Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”.

29. Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus.

30. Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

31. Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.

32. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus.

33. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34.mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...