Pular para o conteúdo principal

Liturgia do dia–05 de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,26-33

Está é uma passagem bíblica que faz parte da Liturgia Diária da Igreja Católica. Essa leitura narra o discurso de Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia, onde ele anuncia a ressurreição de Jesus como cumprimento da promessa de Deus aos antepassados.

A promessa que Deus fez

ele a cumpriu quando ressuscitou Jesus

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga:

26. "Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

27. Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se leem todos os sábados.

28. Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto.

29. Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o colocaram num túmulo.

30. Mas Deus o ressuscitou dos mortos

31. e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo.

32. Por isso, nós vos anunciamos este evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados,

33. ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: 'Tu és o meu filho, eu hoje te gerei'".

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 2,6-7.8-9.10-11 (R. 7)

R: Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!

- "Fui eu mesmo que escolhi este meu rei e, em Sião, meu monte santo, o consagrei!" O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: "Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!"

- Podes pedir-me e, em resposta, eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los e quebrá-los como um vaso de argila!

- E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!


Aclamação ao Evangelho - Jo 14,6

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,1-6

Está é outra passagem bíblica que faz parte da Liturgia Diária da Igreja Católica. Esse evangelho relata as palavras de Jesus aos seus discípulos na Última Ceia, onde ele os conforta e lhes revela que ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

1. "Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.

2. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós

3. e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós.

4. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho".

5. Tomé disse a Jesus: "Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?"

6. Jesus respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".