Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 27 de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 28,16-20.30-31

Essa leitura dos Atos dos Apóstolos narra a chegada de Paulo a Roma e o seu testemunho diante dos judeus da cidade. Ela mostra como Paulo cumpriu a sua missão de anunciar o Evangelho aos gentios e aos judeus, mesmo estando preso e vigiado por um soldado. Ele aproveitou a oportunidade para explicar aos judeus que ele não era um traidor da sua nação, mas um fiel seguidor de Jesus Cristo, a esperança de Israel. Ele também pregou o Reino de Deus com coragem e sem obstáculos, ensinando as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

Essa leitura nos convida a imitar o exemplo de Paulo, que não se deixou abater pelas dificuldades, mas usou todas as circunstâncias para testemunhar a sua fé e o seu amor por Cristo. Ele foi um instrumento do Espírito Santo para levar a Boa Nova a todos os povos.

Paulo ficou em Roma pregando o Reino de Deus

16. Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava.

17. Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: "Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e, assim, fui entregue às mãos dos romanos.

18. Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar.

19. Mas os judeus se opuseram, e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação.

20. É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel".

30. Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam,

31. pregando o reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 10(11),4.5 e 7 (R. cf. 7b)

R: Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

- Deus está no templo santo e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, seu olhar penetra os homens.

R: Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

- Examina o justo e o ímpio e detesta o que ama o mal. Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. Quem tem reto coração há de ver a sua face.

R: Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.


Aclamação ao Evangelho - Jo 16,7.13

- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; ele vos conduzirá a toda a verdade.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 21,20-25

Esse é o último capítulo do Evangelho de João, que narra a terceira aparição de Jesus ressuscitado aos seus discípulos, na margem do mar da Galileia. O significado desse Evangelho é mostrar como Jesus restaura Pedro, que o havia negado três vezes, e lhe confia a missão de apascentar as suas ovelhas. Jesus também revela a Pedro o tipo de morte que ele terá para glorificar a Deus e lhe diz: "Segue-me". Além disso, Jesus esclarece a Pedro sobre o destino do discípulo amado, que é o próprio autor do Evangelho, e afirma que ele escreveu essas coisas para que os leitores creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.

Esse Evangelho nos convida a reconhecer a misericórdia de Jesus, que perdoa os nossos pecados e nos chama a segui-lo com amor e fidelidade. Ele também nos convida a aceitar a missão que ele nos confia de cuidar dos seus irmãos e irmãs, como Pedro fez. Ele ainda nos convida a confiar na sua palavra e no seu testemunho, que são fontes de vida eterna.

Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro

Naquele tempo,

20. Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: "Senhor, quem é que te vai entregar?"

21. Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: "Senhor, o que vai ser deste?"

22. Jesus respondeu: "Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!"

23. Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: "Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?"

24. Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

25. Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".