Breaking News

Liturgia diária: 27 de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 28,16-20.30-31

Essa leitura dos Atos dos Apóstolos narra a chegada de Paulo a Roma e o seu testemunho diante dos judeus da cidade. Ela mostra como Paulo cumpriu a sua missão de anunciar o Evangelho aos gentios e aos judeus, mesmo estando preso e vigiado por um soldado. Ele aproveitou a oportunidade para explicar aos judeus que ele não era um traidor da sua nação, mas um fiel seguidor de Jesus Cristo, a esperança de Israel. Ele também pregou o Reino de Deus com coragem e sem obstáculos, ensinando as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

Essa leitura nos convida a imitar o exemplo de Paulo, que não se deixou abater pelas dificuldades, mas usou todas as circunstâncias para testemunhar a sua fé e o seu amor por Cristo. Ele foi um instrumento do Espírito Santo para levar a Boa Nova a todos os povos.

Paulo ficou em Roma pregando o Reino de Deus

16. Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava.

17. Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: "Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e, assim, fui entregue às mãos dos romanos.

18. Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar.

19. Mas os judeus se opuseram, e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação.

20. É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel".

30. Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam,

31. pregando o reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 10(11),4.5 e 7 (R. cf. 7b)

R: Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

- Deus está no templo santo e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, seu olhar penetra os homens.

R: Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

- Examina o justo e o ímpio e detesta o que ama o mal. Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. Quem tem reto coração há de ver a sua face.

R: Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.


Aclamação ao Evangelho - Jo 16,7.13

- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; ele vos conduzirá a toda a verdade.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 21,20-25

Esse é o último capítulo do Evangelho de João, que narra a terceira aparição de Jesus ressuscitado aos seus discípulos, na margem do mar da Galileia. O significado desse Evangelho é mostrar como Jesus restaura Pedro, que o havia negado três vezes, e lhe confia a missão de apascentar as suas ovelhas. Jesus também revela a Pedro o tipo de morte que ele terá para glorificar a Deus e lhe diz: "Segue-me". Além disso, Jesus esclarece a Pedro sobre o destino do discípulo amado, que é o próprio autor do Evangelho, e afirma que ele escreveu essas coisas para que os leitores creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.

Esse Evangelho nos convida a reconhecer a misericórdia de Jesus, que perdoa os nossos pecados e nos chama a segui-lo com amor e fidelidade. Ele também nos convida a aceitar a missão que ele nos confia de cuidar dos seus irmãos e irmãs, como Pedro fez. Ele ainda nos convida a confiar na sua palavra e no seu testemunho, que são fontes de vida eterna.

Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro

Naquele tempo,

20. Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: "Senhor, quem é que te vai entregar?"

21. Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: "Senhor, o que vai ser deste?"

22. Jesus respondeu: "Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!"

23. Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: "Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?"

24. Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

25. Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Nenhum comentário