Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 16 de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 16,22-34

Essa é a Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 16,22-34. É uma passagem em que Paulo e Silas são presos em Filipos por causa da pregação do Evangelho. Eles são açoitados e colocados no cárcere, mas não perdem a fé e cantam hinos a Deus. Um terremoto abre as portas da prisão e solta as correntes dos presos, mas eles não fogem. O carcereiro, impressionado com o milagre e a atitude dos apóstolos, pergunta-lhes o que deve fazer para se salvar. Eles lhe anunciam a Palavra de Deus e batizam ele e toda a sua família.

Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família

Naqueles dias,

22. a multidão dos filipenses levantou-se contra Paulo e Silas; e os magistrados, depois de lhes rasgarem as vestes, mandaram açoitar os dois com varas.

23. Depois de açoitá-los bastante, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança.

24. Ao receber essa ordem, o carcereiro levou-os para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco.

25. À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam.

26. De repente, houve um terremoto tão violento, que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram.

27. O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se.

28. Mas Paulo gritou com voz forte: "Não te faças mal algum! Nós estamos todos aqui".

29. Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas.

30. Conduzindo-os para fora, perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo?"

31. Paulo e Silas responderam: "Crê no Senhor Jesus e sereis salvos tu e todos os de tua família".

32. Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua família.

33. Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares.

34. Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 137(138),1-2a.2bc-3.7c-8 (R. 7c)

R: Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.

- Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

- Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

- Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!


Aclamação ao Evangelho - cf. Jo 16,7.13

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; ele vos conduzirá a toda a verdade.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 16,5-11

Esse é um trecho do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,5-11¹²³. É uma passagem em que Jesus anuncia aos seus discípulos a sua partida para o Pai e a vinda do Paráclito, que é o Espírito Santo. Ele diz que o Paráclito convencerá o mundo do pecado, da justiça e do julgamento. O pecado é não crer em Jesus, a justiça é a sua vitória sobre o mal e o julgamento é a condenação do príncipe deste mundo, que é o diabo.

Se eu não for, não virá até vós o Defensor

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

5. "Agora, parto para aquele que me enviou e nenhum de vós me pergunta: 'Para onde vais?'

6. Mas, porque vos disse isso, a tristeza encheu os vossos corações.

7. No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei.

8. E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento:

9. o pecado, porque não acreditaram em mim;

10. a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis;

11. e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".