Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 23 de maio de 2023



Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 20,17-27

Neste trecho, Paulo se despede dos anciãos da Igreja de Éfeso, que ele havia fundado e cuidado por três anos. Ele faz um balanço de sua missão, destacando sua humildade, seu zelo, sua coragem e sua fidelidade ao Evangelho da graça de Deus. Ele também anuncia que vai para Jerusalém, onde enfrentará perseguições e sofrimentos, mas que não teme a morte, pois sabe que cumpriu o serviço que recebeu do Senhor. Ele se declara inocente do sangue de todos, pois não deixou de anunciar todo o projeto de Deus a respeito da salvação em Cristo.

Esta leitura nos mostra o exemplo de Paulo como apóstolo e pastor, que se entrega totalmente à causa do Reino de Deus, sem se apegar à sua vida ou aos seus interesses pessoais. Ele nos convida a seguir seus passos, servindo ao Senhor com toda a humildade e testemunhando o Evangelho com ousadia e amor.

Contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus

Naqueles dias:

17. De Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja.

18. Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: 'Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia.

19. Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus.

20. Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa.

21. Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor.

22. E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá.

23. Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações.

24. Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus.

25. Agora, porém, tenho a certeza que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino.

26. Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder,

27. pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 67(68),10-11.20-21 (R. 33a)

R: Reinos da terra, cantai ao Senhor.

- Derramastes lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparastes essa terra para o pobre.

- Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!


Aclamação ao Evangelho - Jo 14,16

- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos outro paráclito, que há de permanecer eternamente convosco.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 17,1-11a

Neste evangelho, Jesus faz a sua oração sacerdotal ao Pai, antes de sua paixão e morte. Ele pede que o Pai o glorifique, para que ele possa glorificar o Pai, cumprindo a sua missão de dar a vida eterna aos que crerem nele. Ele define a vida eterna como o conhecimento de Deus e de Jesus Cristo, que ele revelou ao mundo. Ele afirma que já glorificou o Pai na terra, realizando a obra que ele lhe confiou. Ele pede que o Pai o glorifique junto de si, com a glória que ele tinha antes da criação do mundo.

Ele também intercede pelos seus discípulos, que ele escolheu e instruiu. Ele diz que eles guardaram a sua palavra e reconheceram que ele veio de Deus e foi enviado por Deus. Ele pede que o Pai os guarde em seu nome, para que sejam um, como ele e o Pai são um. Ele diz que os protegeu enquanto estava com eles, mas agora vai para o Pai e deixa-os no mundo. Ele pede que o Pai os guarde do maligno e os santifique pela verdade, que é a sua palavra.

Esta leitura nos mostra a intimidade e a confiança de Jesus com o Pai, e o seu amor e cuidado pelos seus discípulos. Ele nos revela o seu desejo de nos dar a vida eterna, que consiste em conhecer a Deus e a ele mesmo. Ele também nos revela o seu desejo de nos unir em seu nome, para que sejamos um só corpo em Cristo. Ele nos convida a guardar a sua palavra e a nos deixar santificar pela verdade.

Pai, glorifica o teu Filho

Naquele tempo:

1. Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: 'Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti,

2. e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.

3. Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.

4. Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer.

5. E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.

6. Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra.

7. Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti,

8. pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.

9. Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

10. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles.

11. aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti'.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".