Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária–08 de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 14,5-18

A Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 14,5-18, é um trecho da Bíblia que narra a missão de Paulo e Barnabé em Icônio, Listra e Derbe, onde enfrentaram perseguições, mas também realizaram milagres e anunciaram o Evangelho.

Anunciamos que vos convertais desses ídolos inúteis para o Deus vivo

Naqueles dias, em Icônio,

5. pagãos e judeus, tendo à frente seus chefes, estavam dispostos a ultrajar e apedrejar Paulo e Barnabé.

6. Ao saberem disso, Paulo e Barnabé fugiram e foram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e seus arredores.

7. Aí começaram a anunciar o evangelho.

8. Em Listra havia um homem paralítico das pernas, que era coxo de nascença e nunca fora capaz de andar.

9. Ele escutava o discurso de Paulo. E este, fixando nele o olhar e notando que tinha fé para ser curado,

10. disse em alta voz: "Levanta-te direito sobre os teus pés". O homem deu um salto e começou a caminhar.

11. Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: "Os deuses desceram entre nós em forma de gente!"

12. Chamavam a Barnabé Júpiter e a Paulo Mercúrio, porque era Paulo quem falava.

13. Os sacerdotes de Júpiter, cujo templo ficava defronte à cidade, levaram à porta touros ornados de grinaldas e queriam, com a multidão, oferecer sacrifícios.

14. Ao saberem disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e foram para o meio da multidão, gritando:

15. "Homens, o que estais fazendo? Nós também somos homens mortais como vós e vos estamos anunciando que precisais deixar esses ídolos inúteis para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe.

16. Nas gerações passadas, Deus permitiu que todas as nações seguissem o próprio caminho.

17. No entanto, ele não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios, mandando do céu chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando vossos corações".

18. E assim falando, com muito custo, conseguiram que a multidão desistisse de lhes oferecer um sacrifício.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 113B(115),1-2.3-4.15-16 (R. 1)

R: Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja glória.

- Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória, porque sois todo amor e verdade! Por que hão de dizer os pagãos: "Onde está o seu Deus, onde está?"

- É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.

- Abençoados sejais do Senhor, do Senhor que criou céu e terra! Os céus são os céus do Senhor, mas a terra ele deu para os homens.


Aclamação ao Evangelho - Jo 14,26

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- O Espírito Santo, o paráclito, haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado, aleluia!


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,21-26

Esse é um trecho da Bíblia que fala sobre o amor de Jesus e do Pai por aqueles que guardam os seus mandamentos e sobre a promessa do Espírito Santo como Conselheiro. O evangelho diz o seguinte:

O Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará ele vos ensinará tudo

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

21. "Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele".

22. Judas - não o Iscariotes - disse-lhe: "Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?"

23. Jesus respondeu-lhe: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada.

24. Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou.

25. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco.

26. Mas o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...