Breaking News

Liturgia Diária: 30 de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura do Livro do Eclesiástico 35,1-15 (Gr. 1-12)

Essa leitura faz parte da liturgia diária da Igreja Católica e fala sobre a importância de oferecer a Deus um sacrifício de justiça, de gratidão e de generosidade. O autor do livro do Eclesiástico ensina que Deus não se deixa corromper por presentes nem faz acepção de pessoas, mas escuta a súplica dos humildes e dos oprimidos. A leitura também destaca que Deus é um juiz retribuidor e que ele recompensará sete vezes mais aqueles que lhe honram com coração sincero.

Aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar

1. Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas;

2. aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar.

(3) 4. Aquele que mostra agradecimento, oferece flor de farinha, e o que pratica a beneficência oferece um sacrifício de louvor.

5. O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça.

6. Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias,

7. porque tudo isso se faz em virtude do preceito.

8. O sacrifício do justo enriquece o altar, o seu perfume sobe ao Altíssimo.

9. A oblação do justo é aceitável, e sua memória não cairá no esquecimento.

10. Honra ao Senhor com coração generoso e não regateies as primícias que apresentares.

11. Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo.

12. Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses;

13. porque ele é um Deus retribuidor, e te recompensará sete vezes mais.

14. Não tentes corrompê-lo com presentes: ele não os aceita;

15. nem confies em sacrifício injusto, porque o Senhor é um juíz que não faz discriminação de pessoas.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 49, 5-6. 7-8. 14.23 (R. 23b)

R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus

- 'Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!' Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.

R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus

- 'Escuta, ó meu povo, eu vou falar; ouve, Israel, eu testemunho contra ti: Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos;

R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus

- Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus'.

R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus


Aclamação ao Evangelho - Mt 11,25

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,28-31

Esse evangelho fala sobre a recompensa prometida por Jesus aos que deixam tudo por amor a ele e ao seu evangelho. Jesus afirma que quem renuncia aos seus bens, aos seus laços familiares e aos seus projetos pessoais por causa do Reino de Deus receberá cem vezes mais nesta vida e a vida eterna no mundo futuro. Jesus também adverte que muitos que agora são os primeiros serão os últimos e muitos que agora são os últimos serão os primeiros. Isso significa que Deus não se deixa impressionar pelas aparências humanas, mas julga segundo a sua justiça e misericórdia.

Receberá cem vezes mais agora, durante esta vida com perseguições e, no mundo futuro, a vida eterna

Naquele tempo:

28. Começou Pedro a dizer a Jesus: 'Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.'

29. Respondeu Jesus: 'Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho,

30. receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e, no mundo futuro, a vida eterna.

31. Muitos que agora sóo os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros.'

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Nenhum comentário