Pular para o conteúdo principal

Liturgia Diária: 30 de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura do Livro do Eclesiástico 35,1-15 (Gr. 1-12)

Essa leitura faz parte da liturgia diária da Igreja Católica e fala sobre a importância de oferecer a Deus um sacrifício de justiça, de gratidão e de generosidade. O autor do livro do Eclesiástico ensina que Deus não se deixa corromper por presentes nem faz acepção de pessoas, mas escuta a súplica dos humildes e dos oprimidos. A leitura também destaca que Deus é um juiz retribuidor e que ele recompensará sete vezes mais aqueles que lhe honram com coração sincero.

Aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar

1. Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas;

2. aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar.

(3) 4. Aquele que mostra agradecimento, oferece flor de farinha, e o que pratica a beneficência oferece um sacrifício de louvor.

5. O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça.

6. Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias,

7. porque tudo isso se faz em virtude do preceito.

8. O sacrifício do justo enriquece o altar, o seu perfume sobe ao Altíssimo.

9. A oblação do justo é aceitável, e sua memória não cairá no esquecimento.

10. Honra ao Senhor com coração generoso e não regateies as primícias que apresentares.

11. Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo.

12. Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses;

13. porque ele é um Deus retribuidor, e te recompensará sete vezes mais.

14. Não tentes corrompê-lo com presentes: ele não os aceita;

15. nem confies em sacrifício injusto, porque o Senhor é um juíz que não faz discriminação de pessoas.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 49, 5-6. 7-8. 14.23 (R. 23b)

R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus

- 'Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!' Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.

R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus

- 'Escuta, ó meu povo, eu vou falar; ouve, Israel, eu testemunho contra ti: Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos;

R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus

- Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus'.

R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus


Aclamação ao Evangelho - Mt 11,25

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,28-31

Esse evangelho fala sobre a recompensa prometida por Jesus aos que deixam tudo por amor a ele e ao seu evangelho. Jesus afirma que quem renuncia aos seus bens, aos seus laços familiares e aos seus projetos pessoais por causa do Reino de Deus receberá cem vezes mais nesta vida e a vida eterna no mundo futuro. Jesus também adverte que muitos que agora são os primeiros serão os últimos e muitos que agora são os últimos serão os primeiros. Isso significa que Deus não se deixa impressionar pelas aparências humanas, mas julga segundo a sua justiça e misericórdia.

Receberá cem vezes mais agora, durante esta vida com perseguições e, no mundo futuro, a vida eterna

Naquele tempo:

28. Começou Pedro a dizer a Jesus: 'Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.'

29. Respondeu Jesus: 'Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho,

30. receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e, no mundo futuro, a vida eterna.

31. Muitos que agora sóo os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros.'

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".