Pular para o conteúdo principal

Santo do dia 26 de maio: São Filipe Néri

São Filipe Néri foi um padre e santo católico italiano, nascido em Florença em 1515 e falecido em Roma em 1595. Ele foi o fundador da Congregação do Oratório, uma comunidade de padres seculares que se dedicavam à pregação, à educação e à assistência aos pobres.

São Filipe Néri

Ele ficou conhecido como o Apóstolo de Roma e o Santo da Alegria, por causa de seu zelo apostólico e de sua personalidade alegre e brincalhona. Ele tinha uma grande devoção ao Espírito Santo e ao Santíssimo Sacramento, e realizou muitos milagres e curas. Ele foi beatificado em 1614 pelo Papa Paulo V e canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV. Sua festa litúrgica é celebrada nesta sexta-feira, 26 de maio.

Uma história de São Filipe Néri

Conta-se na história de São Filipe Néri, que estando ele em adoração ao Santíssimo, viu o demônio entrar na capela materializado em forma de mulher.

O Diabo, aproximou-se de Nosso Senhor no Augusto Sacramento e começou a blasfemá-lo, cuspindo e proferindo arrogância. Nisto, cai do breviário do Santo, um folheto contendo uma pequena imagem de Nossa Senhora, o demônio correu na direção para pisar a imagem, quando de repente o próprio Jesus aparece diante do santo e expulsa o demônio.

Vendo aquela cena, o santo pergunta a Jesus:

"Senhor, por que o Senhor permitiu ser tão humilhado pelo demônio e só depois o repreende?"

Jesus lhes respondeu: "A mim podem blasfemar, mas a minha mãe não."

ORAÇÃO DE SÃO FILIPE NÉRI: VINDE ATÉ MIM, MEU JESUS

Meu Jesus Cristo,
quero a Vós servir
e não encontro o caminho.
Quero fazer o bem
e não encontro o caminho.
Quero a Vós encontrar
e não encontro o caminho.
Quero a Vós amar
e não encontro o caminho.

Ainda não Vos conheço, meu Jesus,
porque não Vos procuro.
Procuro-Vos e não Vos encontro.
Vinde até mim, meu Jesus.
Nunca Vos amarei,
se não me ajudardes, meu Jesus.
Cortai as minhas amarras
se quiserdes que eu seja Vosso.
Jesus, sede para mim Jesus. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".