Breaking News

Liturgia diária: 14 de maio de 2023

Onde no domingo seguinte se celebra a Ascensão do Senhor, como é o caso do Brasil, neste 6º domingo da Páscoa podem ser lidas a 2ª Leitura e o Evangelho indicados para o 7º domingo da Páscoa (p. 218-219 do Lecionário Dominical).

EVANGELHO DE JESUS CRISTO2

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 8,5-8.14-17

Essa leitura mostra como o Evangelho de Jesus Cristo se espalhou pela Samaria, através do ministério de Filipe, um dos sete diáconos escolhidos pela igreja em Jerusalém. Ele pregou e realizou milagres na cidade de Samaria, levando muitas pessoas a se converterem ao cristianismo, incluindo um feiticeiro chamado Simão. Os apóstolos Pedro e João foram enviados para confirmar a obra de Deus na Samaria e oraram para que os novos convertidos recebessem o Espírito Santo. Simão tentou comprar o dom de Deus com dinheiro, mas foi repreendido por Pedro e exortado ao arrependimento. Essa leitura nos ensina que o Evangelho é para todos os povos e que o dom de Deus não pode ser comprado com dinheiro, mas é dado pela graça aos que creem em Jesus Cristo.

Impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo

Naqueles dias:

5. Felipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo.

6. As multidões seguiam com atenção as coisas que Felipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.

7. De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados.

8. Era grande a alegria naquela cidade.

14. Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram lá Pedro e João.

15. Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo.

16. Porque o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; apenas tinham recebido o batismo em nome do Senhor Jesus.

17. Pedro e João impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a.16.20 (R. 1-2a)

R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso!

- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras!

- Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!' Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens!

- O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!

- Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!


Segunda Leitura da Primeira Carta de São Pedro 3,15-18

Essa leitura é um conselho de São Pedro aos cristãos que sofrem perseguição por causa da sua fé. Ele os exorta a não terem medo dos que os ameaçam, mas a santificarem a Cristo como Senhor em seus corações. Isso significa considerar Cristo como o seu Salvador e Protetor, e confiar nele em todas as circunstâncias. Ele também os orienta a estarem sempre prontos a responder com mansidão e respeito a todo aquele que lhes pedir a razão da sua esperança. Isso significa dar um testemunho coerente e convincente da sua fé em Cristo, sem arrogância ou violência. Ele ainda afirma que é melhor sofrer fazendo o bem do que fazendo o mal, seguindo o exemplo de Cristo, que morreu pelos pecados de todos e ressuscitou para nos levar a Deus. Essa leitura nos ensina que a nossa esperança está em Cristo, e que devemos honrá-lo com a nossa vida e com as nossas palavras, mesmo diante das dificuldades e das oposições.

Sofreu a morte na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito

Caríssimos:

15. Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir.

16. Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o vosso bom procedimento em Cristo.

17. Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus do que praticando o mal.

18. Com efeito, também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espirito.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Aclamação ao Evangelho - Jo 14,23

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Quem me ama realmente guardará minhas palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,15-21

Essa leitura é parte do discurso de Jesus aos seus discípulos na última ceia. Ele lhes fala sobre o seu amor e a sua obediência ao Pai, e os convida a fazerem o mesmo, guardando os seus mandamentos. Ele também lhes promete enviar outro Consolador, que é o Espírito Santo, para que fique com eles para sempre. O Espírito Santo é o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, mas que os discípulos conhecem, porque ele habita neles. Jesus também lhes garante que não os deixará órfãos, mas que voltará para eles, e que eles o verão e viverão com ele. Ele ainda diz que quem o ama será amado pelo Pai, e que ele se manifestará a ele. Essa leitura nos ensina que o amor a Jesus é expresso pela obediência aos seus mandamentos, e que esse amor nos une ao Pai e ao Espírito Santo, que nos consola e nos guia em toda a verdade.

Eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Defensor

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

15. Se me amais, guardareis os meus mandamentos,

16. e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco:

17. o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós.

18. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós.

19. Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis.

20. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós.

21. Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Nenhum comentário