Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 14 de maio de 2023

Onde no domingo seguinte se celebra a Ascensão do Senhor, como é o caso do Brasil, neste 6º domingo da Páscoa podem ser lidas a 2ª Leitura e o Evangelho indicados para o 7º domingo da Páscoa (p. 218-219 do Lecionário Dominical).

EVANGELHO DE JESUS CRISTO2

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 8,5-8.14-17

Essa leitura mostra como o Evangelho de Jesus Cristo se espalhou pela Samaria, através do ministério de Filipe, um dos sete diáconos escolhidos pela igreja em Jerusalém. Ele pregou e realizou milagres na cidade de Samaria, levando muitas pessoas a se converterem ao cristianismo, incluindo um feiticeiro chamado Simão. Os apóstolos Pedro e João foram enviados para confirmar a obra de Deus na Samaria e oraram para que os novos convertidos recebessem o Espírito Santo. Simão tentou comprar o dom de Deus com dinheiro, mas foi repreendido por Pedro e exortado ao arrependimento. Essa leitura nos ensina que o Evangelho é para todos os povos e que o dom de Deus não pode ser comprado com dinheiro, mas é dado pela graça aos que creem em Jesus Cristo.

Impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo

Naqueles dias:

5. Felipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo.

6. As multidões seguiam com atenção as coisas que Felipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.

7. De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados.

8. Era grande a alegria naquela cidade.

14. Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram lá Pedro e João.

15. Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo.

16. Porque o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; apenas tinham recebido o batismo em nome do Senhor Jesus.

17. Pedro e João impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a.16.20 (R. 1-2a)

R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso!

- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras!

- Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!' Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens!

- O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!

- Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!


Segunda Leitura da Primeira Carta de São Pedro 3,15-18

Essa leitura é um conselho de São Pedro aos cristãos que sofrem perseguição por causa da sua fé. Ele os exorta a não terem medo dos que os ameaçam, mas a santificarem a Cristo como Senhor em seus corações. Isso significa considerar Cristo como o seu Salvador e Protetor, e confiar nele em todas as circunstâncias. Ele também os orienta a estarem sempre prontos a responder com mansidão e respeito a todo aquele que lhes pedir a razão da sua esperança. Isso significa dar um testemunho coerente e convincente da sua fé em Cristo, sem arrogância ou violência. Ele ainda afirma que é melhor sofrer fazendo o bem do que fazendo o mal, seguindo o exemplo de Cristo, que morreu pelos pecados de todos e ressuscitou para nos levar a Deus. Essa leitura nos ensina que a nossa esperança está em Cristo, e que devemos honrá-lo com a nossa vida e com as nossas palavras, mesmo diante das dificuldades e das oposições.

Sofreu a morte na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito

Caríssimos:

15. Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir.

16. Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o vosso bom procedimento em Cristo.

17. Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus do que praticando o mal.

18. Com efeito, também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espirito.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Aclamação ao Evangelho - Jo 14,23

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Quem me ama realmente guardará minhas palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,15-21

Essa leitura é parte do discurso de Jesus aos seus discípulos na última ceia. Ele lhes fala sobre o seu amor e a sua obediência ao Pai, e os convida a fazerem o mesmo, guardando os seus mandamentos. Ele também lhes promete enviar outro Consolador, que é o Espírito Santo, para que fique com eles para sempre. O Espírito Santo é o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, mas que os discípulos conhecem, porque ele habita neles. Jesus também lhes garante que não os deixará órfãos, mas que voltará para eles, e que eles o verão e viverão com ele. Ele ainda diz que quem o ama será amado pelo Pai, e que ele se manifestará a ele. Essa leitura nos ensina que o amor a Jesus é expresso pela obediência aos seus mandamentos, e que esse amor nos une ao Pai e ao Espírito Santo, que nos consola e nos guia em toda a verdade.

Eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Defensor

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

15. Se me amais, guardareis os meus mandamentos,

16. e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco:

17. o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós.

18. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós.

19. Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis.

20. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós.

21. Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".