Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 26 de maio de 2023

EVANGELHO DE JESUS CRISTO2

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 25,13b-21

Nesta Primeira Leitura, mostra a situação de Paulo como prisioneiro em Cesareia, acusado pelos judeus de crimes contra a lei e o templo, mas sem provas concretas. Paulo apela ao imperador César, pois não confia na justiça de Festo nem de Agripa, que eram governadores romanos na região. Paulo quer defender a sua fé em Jesus Cristo, que ele afirma estar vivo, diante do tribunal supremo de Roma. Essa leitura mostra a coragem e a confiança de Paulo na providência divina, que o levará a testemunhar o evangelho até os confins do mundo.

Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo

Naqueles dias,

13. o rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo.

14. Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: "Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro.

15. Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse.

16. Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação.

17. Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem.

18. Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar.

19. Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo.

20. Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá.

21. Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do augusto imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César".

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 102(103),1-2.11-12.19-20ab (R. 19a)

R: O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

- Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.

- O Senhor pôs o seu trono lá nos céus, e abrange o mundo inteiro seu reinado. Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos, valorosos que cumpris as suas ordens.


Aclamação ao Evangelho - Jo 14,26

- Aleluia, aleluia, aleluia.
- O Espírito Santo, o paráclito, haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 21,15-19

O Evangelho de Jesus Cristo desta sexta-feira, mostra o diálogo de Jesus com Pedro após a ressurreição, no qual Jesus pergunta três vezes se Pedro o ama e lhe confia a missão de apascentar as suas ovelhas. Esse diálogo é uma forma de Jesus restaurar a relação com Pedro, que o havia negado três vezes antes da crucificação, e de confirmar a sua primazia entre os apóstolos. Jesus também prediz o martírio de Pedro, que dará a sua vida por amor a ele e ao seu rebanho. Esse evangelho revela o amor misericordioso de Jesus, que perdoa e confia em Pedro, e o amor fiel de Pedro, que se arrepende e se compromete a seguir Jesus até o fim.

Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas

Jesus manifestou-se aos seus discípulos

15. e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse: "Apascenta os meus cordeiros".

16. E disse de novo a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro disse: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas".

17. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas.

18. Em verdade, em verdade te digo, quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir".

19. Jesus disse isso significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: "Segue-me".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".