Pular para o conteúdo principal

Liturgia Diária: 15 de maio de 2023

EVANGELHO DE JESUS CRISTO2

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 16,11-15

Essa é uma passagem bíblica que narra a chegada de Paulo e seus companheiros à cidade de Filipos, na Macedônia, e o encontro com uma mulher chamada Lídia, que se converteu ao cristianismo e os hospedou em sua casa.

O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo

11. Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis,

12. de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade.

13. No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentados, começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas.

14. Uma delas chamava-se Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.

15. Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela convidou-nos: "Se vós me considerais uma fiel do Senhor, permanecei em minha casa". E forçou-nos a aceitar.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 149,1-2.3-4.5.6a e 9b (R. 4a)

R: O Senhor ama seu povo de verdade.

- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu rei!

- Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

- Exultem os fiéis por sua glória e, cantando, se levantem de seus leitos com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.


Aclamação ao Evangelho - Jo 15,26b.27a

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- O Espírito Santo, a verdade, dará testemunho de mim; depois também vós, neste mundo, de mim ireis testemunhar.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,26-16,4a

Essa é uma passagem bíblica que faz parte da liturgia diária da Igreja Católica e que fala sobre a promessa de Jesus de enviar o Espírito Santo, o Defensor, que dará testemunho dele e fortalecerá a fé dos discípulos diante das perseguições.

O Espírito da Verdade dará testemunho de mim

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

26. "Quando vier o defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo.

16,1. Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada.

2. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus.

3. Agirão assim porque não conheceram o Pai nem a mim.

4. Eu vos digo isso para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".