Pular para o conteúdo principal

Bem-aventurada Virgem Maria - Memória

Bem-aventurada Virgem Maria

Nossa Senhora Rainha é um título que expressa a dignidade e a glória de Maria Santíssima, que é a mãe do Rei do Universo, Jesus Cristo. Esse título foi instituído pelo Papa Pio XII em 1954, com a encíclica Ad Coeli Reginam, mas tem suas raízes nos primeiros séculos da história cristã, quando os santos e os fiéis reconheciam a realeza de Maria como Mãe de Deus e Corredentora da humanidade.

A Bem-aventurada Virgem Maria tem sido representada na arte desde os primeiros séculos do cristianismo. Ela é retratada em diversas formas e estilos, de acordo com as diferentes épocas, culturas e tradições. Algumas das imagens mais famosas da Virgem Maria são: Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Lourdes.

A memória de Nossa Senhora Rainha é celebrada oito dias após a festa da Assunção de Maria ao céu, para mostrar a sua participação na glória e no reinado do seu Filho. Maria foi elevada ao céu em corpo e alma, e recebeu a coroa de rainha e senhora de todas as coisas. Ela é a nossa advogada e intercessora junto a Jesus, e nos protege com o seu amor materno.

Neste dia, somos convidados a louvar e agradecer a Deus por nos ter dado Maria como nossa mãe e rainha, e a imitar as suas virtudes de fé, humildade, obediência e serviço. Também podemos pedir a sua intercessão por todas as nossas necessidades, especialmente pela paz no mundo e pela conversão dos pecadores. Que Nossa Senhora Rainha nos abençoe e nos conduza ao seu Filho Jesus!

A Bem-aventurada Virgem Maria disfruta de mais intimidade ou familiaridade com Deus do que os Anjos, porque com Ela está o Senhor Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, toda a Santíssima Trindade.

Estas palavras "o Senhor é convosco" são, na verdade, as mais elogiosas que se podem dirigir. Muito justamente, portanto, o Anjo S. Gabriel reverencia a Virgem Maria, porque Ela é a Mãe do Senhor e, por conseguinte, a Senhora ou Soberana de todas as coisas.

A Bem-aventurada Virgem Maria é a mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ela é venerada pelos cristãos como a Mãe de Deus, a Mãe da Igreja, a Rainha dos Anjos, a Medianeira de todas as graças, a Imaculada Conceição, a Assunta ao céu, a Advogada, a Auxiliadora, a Consoladora e a Corredentora. Ela é o modelo de fé, esperança, caridade, pureza, humildade e obediência para todos os cristãos.

Tem sempre diante de teus olhos a pureza, ou, para melhor dizer, a vida de Maria, como um quadro em que resplandece a perfeição das virtudes. Seja tua vida modelada pela de Maria, e aprende com ela o que deves corrigir, o que deves evitar, e o que deves fazer”. Se não te sentires bastante forte para isso, recomenda-te à Bem-Aventurada Virgem que se chama e é verdadeiramente a dispensadora de todas as graças.

Ó Mãe de misericórdia, já que sois tão piedosa e tão grande desejo tendes de nos fazer bem, a nós, miseráveis, e de atender a nossos rogos, eu, o mais miserável de todos os homens, recorro hoje à vossa misericórdia, afim de que me concedais o que vos peço. — Que outros vos peçam o que quiserem, saúde, bens e proveitos temporais; quanto a mim, ó Maria, venho pedir-vos coisas mais conformes a vossos desejos e mais agradáveis a vosso sagrado Coração.

Fostes tão humilde! Alcançai-me então a humildade e o amor aos desprezos. Fostes tão paciente nas penas desta vida! alcançai-me a paciência nas contrariedades. Fostes toda cheia de amor a Deus! alcançai-me o dom do puro e santo amor. Fostes toda caridade para com o próximo! alcançai-me a caridade para com todos, particularmente para com os meus inimigos. Fostes sempre unida à vontade de Deus! alcançai-me uma inteira conformidade com tudo o que Deus dispuser de mim. Vós, numa palavra, sois a mais santa de todas as criaturas; ó Maria, fazei-me santo.

Não é o amor que vos falta; podeis tudo e me quereis obter todos os bens. Só uma coisa me pode impedir de receber vossas graças: é, ou minha negligência em vos invocar, ou minha pouca confiança na vossa intercessão. Mas a vós toca obter-me a fidelidade em vos invocar e a confiança em vossas orações. São duas graças especiais que vos peço e espero firmemente obter, ó Maria, minha Mãe, minha esperança, meu amor, minha vida, meu refúgio, meu socorro e minha consolação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...