Pular para o conteúdo principal

Bem-aventurada Virgem Maria - Memória

Bem-aventurada Virgem Maria

Nossa Senhora Rainha é um título que expressa a dignidade e a glória de Maria Santíssima, que é a mãe do Rei do Universo, Jesus Cristo. Esse título foi instituído pelo Papa Pio XII em 1954, com a encíclica Ad Coeli Reginam, mas tem suas raízes nos primeiros séculos da história cristã, quando os santos e os fiéis reconheciam a realeza de Maria como Mãe de Deus e Corredentora da humanidade.

A Bem-aventurada Virgem Maria tem sido representada na arte desde os primeiros séculos do cristianismo. Ela é retratada em diversas formas e estilos, de acordo com as diferentes épocas, culturas e tradições. Algumas das imagens mais famosas da Virgem Maria são: Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Lourdes.

A memória de Nossa Senhora Rainha é celebrada oito dias após a festa da Assunção de Maria ao céu, para mostrar a sua participação na glória e no reinado do seu Filho. Maria foi elevada ao céu em corpo e alma, e recebeu a coroa de rainha e senhora de todas as coisas. Ela é a nossa advogada e intercessora junto a Jesus, e nos protege com o seu amor materno.

Neste dia, somos convidados a louvar e agradecer a Deus por nos ter dado Maria como nossa mãe e rainha, e a imitar as suas virtudes de fé, humildade, obediência e serviço. Também podemos pedir a sua intercessão por todas as nossas necessidades, especialmente pela paz no mundo e pela conversão dos pecadores. Que Nossa Senhora Rainha nos abençoe e nos conduza ao seu Filho Jesus!

A Bem-aventurada Virgem Maria disfruta de mais intimidade ou familiaridade com Deus do que os Anjos, porque com Ela está o Senhor Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, toda a Santíssima Trindade.

Estas palavras "o Senhor é convosco" são, na verdade, as mais elogiosas que se podem dirigir. Muito justamente, portanto, o Anjo S. Gabriel reverencia a Virgem Maria, porque Ela é a Mãe do Senhor e, por conseguinte, a Senhora ou Soberana de todas as coisas.

A Bem-aventurada Virgem Maria é a mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ela é venerada pelos cristãos como a Mãe de Deus, a Mãe da Igreja, a Rainha dos Anjos, a Medianeira de todas as graças, a Imaculada Conceição, a Assunta ao céu, a Advogada, a Auxiliadora, a Consoladora e a Corredentora. Ela é o modelo de fé, esperança, caridade, pureza, humildade e obediência para todos os cristãos.

Tem sempre diante de teus olhos a pureza, ou, para melhor dizer, a vida de Maria, como um quadro em que resplandece a perfeição das virtudes. Seja tua vida modelada pela de Maria, e aprende com ela o que deves corrigir, o que deves evitar, e o que deves fazer”. Se não te sentires bastante forte para isso, recomenda-te à Bem-Aventurada Virgem que se chama e é verdadeiramente a dispensadora de todas as graças.

Ó Mãe de misericórdia, já que sois tão piedosa e tão grande desejo tendes de nos fazer bem, a nós, miseráveis, e de atender a nossos rogos, eu, o mais miserável de todos os homens, recorro hoje à vossa misericórdia, afim de que me concedais o que vos peço. — Que outros vos peçam o que quiserem, saúde, bens e proveitos temporais; quanto a mim, ó Maria, venho pedir-vos coisas mais conformes a vossos desejos e mais agradáveis a vosso sagrado Coração.

Fostes tão humilde! Alcançai-me então a humildade e o amor aos desprezos. Fostes tão paciente nas penas desta vida! alcançai-me a paciência nas contrariedades. Fostes toda cheia de amor a Deus! alcançai-me o dom do puro e santo amor. Fostes toda caridade para com o próximo! alcançai-me a caridade para com todos, particularmente para com os meus inimigos. Fostes sempre unida à vontade de Deus! alcançai-me uma inteira conformidade com tudo o que Deus dispuser de mim. Vós, numa palavra, sois a mais santa de todas as criaturas; ó Maria, fazei-me santo.

Não é o amor que vos falta; podeis tudo e me quereis obter todos os bens. Só uma coisa me pode impedir de receber vossas graças: é, ou minha negligência em vos invocar, ou minha pouca confiança na vossa intercessão. Mas a vós toca obter-me a fidelidade em vos invocar e a confiança em vossas orações. São duas graças especiais que vos peço e espero firmemente obter, ó Maria, minha Mãe, minha esperança, meu amor, minha vida, meu refúgio, meu socorro e minha consolação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".