Pular para o conteúdo principal

Campanha da Fraternidade 2025: Tema e lema escolhidos destacam a importância da conversão ecológica e a preservação do meio ambiente

Anualmente, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) selecionam um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade. Este processo é fundamentado nas sugestões recebidas de regionais, entidades eclesiásticas, ordens religiosas e leigos engajados. O propósito central é trazer à tona questões sociais urgentes que demandam reflexão e ação transformadora em prol do bem comum. A Campanha da Fraternidade de 2024, inspirada na Encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti", adotou como tema "Fraternidade e Amizade Social" e como lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8), escolhidos pelo Conselho Permanente da CNBB em novembro de 2022.

Em 2025, a Campanha da Fraternidade se inspirará no octocentenário do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, no decênio da Encíclica Laudato Si’, na recente Exortação Apostólica Laudate Deum, nos dez anos da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e na realização da COP 30 em Belém (PA). O tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31) foram os escolhidos.

A temática ecológica é um tema recorrente nas Campanhas da Fraternidade ao longo de seus 61 anos. Assuntos como conservação ambiental, sustentabilidade planetária e proteção dos biomas do Brasil foram temas de campanhas passadas. Para 2025, a campanha focará em promover uma transformação abrangente diante da crise socioambiental, atendendo aos apelos dos mais pobres e do planeta.

A CNBB ressalta que vivemos um momento crítico para o planeta, no qual é urgente mudar comportamentos para prevenir um desastre ambiental. A campanha sublinha a importância de uma conversão ecológica, evoluindo de uma mentalidade extrativista para uma de cuidado com a Terra.

A identidade visual da Campanha da Fraternidade de 2025, desenvolvida por Paulo Augusto Cruz da Assessoria de Comunicação da CNBB, apresenta elementos que simbolizam a fauna e flora do Brasil, a urbanização em expansão e a diversidade da criação. No cartaz, destacam-se São Francisco de Assis, a cruz e elementos naturais, representando a reconciliação com Deus, com os irmãos e com toda a criação.

A técnica de colagem na identidade visual simboliza a conexão entre todos os elementos do design, enfatizando o papel vital de cada componente na formação de um mundo sustentável e equilibrado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".