Breaking News

Campanha da Fraternidade 2025: Tema e lema escolhidos destacam a importância da conversão ecológica e a preservação do meio ambiente

Anualmente, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) selecionam um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade. Este processo é fundamentado nas sugestões recebidas de regionais, entidades eclesiásticas, ordens religiosas e leigos engajados. O propósito central é trazer à tona questões sociais urgentes que demandam reflexão e ação transformadora em prol do bem comum. A Campanha da Fraternidade de 2024, inspirada na Encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti", adotou como tema "Fraternidade e Amizade Social" e como lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8), escolhidos pelo Conselho Permanente da CNBB em novembro de 2022.

Em 2025, a Campanha da Fraternidade se inspirará no octocentenário do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, no decênio da Encíclica Laudato Si’, na recente Exortação Apostólica Laudate Deum, nos dez anos da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e na realização da COP 30 em Belém (PA). O tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31) foram os escolhidos.

A temática ecológica é um tema recorrente nas Campanhas da Fraternidade ao longo de seus 61 anos. Assuntos como conservação ambiental, sustentabilidade planetária e proteção dos biomas do Brasil foram temas de campanhas passadas. Para 2025, a campanha focará em promover uma transformação abrangente diante da crise socioambiental, atendendo aos apelos dos mais pobres e do planeta.

A CNBB ressalta que vivemos um momento crítico para o planeta, no qual é urgente mudar comportamentos para prevenir um desastre ambiental. A campanha sublinha a importância de uma conversão ecológica, evoluindo de uma mentalidade extrativista para uma de cuidado com a Terra.

A identidade visual da Campanha da Fraternidade de 2025, desenvolvida por Paulo Augusto Cruz da Assessoria de Comunicação da CNBB, apresenta elementos que simbolizam a fauna e flora do Brasil, a urbanização em expansão e a diversidade da criação. No cartaz, destacam-se São Francisco de Assis, a cruz e elementos naturais, representando a reconciliação com Deus, com os irmãos e com toda a criação.

A técnica de colagem na identidade visual simboliza a conexão entre todos os elementos do design, enfatizando o papel vital de cada componente na formação de um mundo sustentável e equilibrado.


Nenhum comentário