Pular para o conteúdo principal

Santo do dia: Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Nossa Senhora Desatadora dos Nós é uma invocação mariana que representa a habilidade da Virgem Maria em interceder e desatar as dificuldades enfrentadas pelos fiéis. A veneração a esta figura começou na Alemanha no início do século XVIII, originada de uma obra de arte criada a pedido do sacerdote da igreja de São Pedro em Augsburg. Esta devoção se espalhou pelo mundo, simbolizando esperança e auxílio nas adversidades.

A imagem retrata Maria solucionando nós em uma fita, simbolizando os problemas e pecados que nos distanciam de Deus. Essa devoção ganhou adeptos mundialmente, e inúmeras pessoas recorrem a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rogando sua intercessão em momentos de adversidade.

Devoção

A devoção começou na Alemanha, no início do século XVIII, com uma pintura encomendada por um nobre chamado Wolfgang Langenmantel. Ele estava passando por dificuldades em seu casamento e procurou ajuda do padre jesuíta Jakob Rem. O padre sugeriu que Wolfgang trouxesse uma fita de casamento, que simbolizava a união matrimonial, e a colocou diante de uma imagem da Virgem Maria. Enquanto rezava, o padre desatou os nós da fita, simbolizando a resolução dos problemas do casal. Inspirado por esse evento, Wolfgang encomendou uma pintura para a capela de St. Peter em Augsburg, que ficou conhecida como “Maria Knotenlöserin” ou “Maria Desatadora dos Nós”.

A imagem retrata Maria soltando nós de uma fita com o auxílio de anjos, ao mesmo tempo em que pisa na cabeça de uma serpente, representando a superação do mal. Essa devoção se difundiu pela Europa e, posteriormente, pelo mundo, ganhando especial popularidade na América Latina.

O Papa Francisco, quando era arcebispo de Buenos Aires, foi um grande promotor dessa devoção na Argentina. Ele conheceu a imagem durante seus estudos na Alemanha e levou a devoção para seu país natal, onde se tornou muito querida pelos fiéis.

Na imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, a serpente sob os pés de Maria tem um significado simbólico profundo. Ela representa o mal e o pecado, e a posição de Maria pisando na cabeça da serpente simboliza sua vitória sobre o mal. Este simbolismo remonta ao versículo bíblico de Gênesis 3:15, onde Deus diz à serpente: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Ao mostrar Maria pisando na cabeça da serpente, a imagem reforça a ideia de que, através de sua intercessão e graça, ela pode ajudar a desatar os “nós” ou problemas que nos afastam de Deus e nos causam sofrimento. É uma representação visual da crença de que Maria, com seu amor e poder maternal, pode nos proteger e nos ajudar a superar as dificuldades e tentações.

Rezando com Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Você pode rezar para Nossa Senhora Desatadora dos Nós de várias maneiras, mas uma das orações mais conhecidas é a Novena a Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Aqui está um exemplo de como você pode rezar:

Novena a Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Oração Inicial: Virgem Maria, Mãe do belo amor, Mãe que jamais deixa de vir em socorro a um filho aflito, Mãe cujas mãos não param nunca de servir seus amados filhos, pois são movidas pelo amor divino e a imensa misericórdia que existem em teu coração, volta o teu olhar compassivo sobre mim e vê o emaranhado de nós que há em minha vida.

Primeiro Dia: Santa Maria, cheia da presença de Deus, durante os dias de tua vida aceitaste com toda humildade a vontade do Pai, e o maligno jamais foi capaz de te envolver com suas confusões. Junto a teu Filho intercedeste por nossas dificuldades e, com toda paciência, nos deste exemplo de como desenredar a fita de nossas vidas. Ao permanecer para sempre como nossa Mãe, pões em ordem e fazes mais claros os laços que nos unem ao Senhor.

Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.

Segundo ao Nono Dia: Repita a oração inicial e acrescente suas intenções pessoais, pedindo a intercessão de Nossa Senhora Desatadora dos Nós para resolver os problemas específicos que você está enfrentando.

Oração Final: Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, a ti que desatas com amor maternal os nós que afligem a nossa vida, pedimos que recebas em tuas mãos (mencionar o problema) e que nos livres das amarras e confusões com que o inimigo nos atormenta. Por tua graça, por tua intercessão e por teu exemplo, livra-nos de todo mal, Senhora nossa, e desata os nós que impedem nossa união com Deus, para que, livres de toda confusão e erro, o encontremos em todas as coisas, tenhamos nele nossos corações e possamos servi-lo sempre em nossos irmãos.

Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.

Essa novena é uma forma poderosa de pedir a intercessão de Nossa Senhora Desatadora dos Nós para resolver problemas e dificuldades em sua vida. Você pode rezá-la durante nove dias consecutivos, com fé e devoção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".