Breaking News

Liturgia do dia: "É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus" (Mt.19-24) | 20ª Sem. Tem. Comum ⚪

Ezequiel 28:1-10 apresenta uma profecia divina direcionada ao príncipe de Tiro. Nesse trecho bíblico, o Senhor expressa, por meio do profeta Ezequiel, Sua reprovação ao líder tiriano por sua soberba e presunção. O príncipe, embriagado por sua opulência e perspicácia, ousou se equiparar a uma divindade. Contudo, é confrontado pela realidade divulgada por Deus: não passa de um mortal, sujeito às mesmas limitações que qualquer outro ser humano.

Aqui estão alguns pontos principais da passagem:

  1. Orgulho e Arrogância: O príncipe de Tiro se exaltava e acreditava ser divino, mas Deus o confronta, destacando que ele é apenas um homem.
  2. Riqueza e Sabedoria: Ele acumulou riquezas e se tornou orgulhoso por causa delas.
  3. Julgamento Divino: Deus anuncia que trará estrangeiros para destruir Tiro e humilhar o príncipe, mostrando que ele não é um deus.

Essa passagem serve como um lembrete da soberania de Deus e da futilidade do orgulho humano.

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Ezequiel 28,1-10

Tu és um homem e não um deus; mas pensaste ter a mente igual à de um deus

A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2. "Filho do homem, dize ao príncipe da cidade de Tiro: Assim fala o Senhor Deus: Porque o teu coração se tornou orgulhoso, tu disseste: 'Eu sou um deus e ocupo o trono divino no coração dos mares'. Tu, porém, és um homem e não um deus, mas pensaste ter a mente igual à de um deus. 3. Sim, tu és mais sábio do que Daniel! Segredo algum te é obscuro. 4. Com talento e habilidade adquiriste uma fortuna, acumulaste ouro e prata em teus tesouros. 5. Com grande tino comercial aumentaste tua fortuna, e com ela teu coração se tornou soberbo. 6. Por isso, assim diz o Senhor Deus: Por teres igualado tua mente à de um deus, 7. vou trazer contra ti os povos mais violentos dos estrangeiros. Eles puxarão suas espadas contra a tua bela sabedoria e profanarão o teu esplendor. 8. Eles te farão baixar à cova, e morrerás de morte violenta no coração dos mares. 9. Porventura, ousarás dizer: 'Sou um deus! na presença de teus algozes, tu que és um homem e não deus, nas mãos dos que te apunhalam? 10. Morrerás da morte dos incircuncisos, pela mão de estrangeiros, pois fui eu que falei - oráculo do Senhor Deus".

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Dt 32,26-27ab.27cd-28.30.35cd-36ab (R. 39c)

R. 39c. Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

26. — Pensei: "Vou espalhá-los pela terra, farei cessar sua memória inteiramente". 27a. Mas receava a reação dos inimigos, b. a má interpretação dos adversários.

R. 39c. Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

c. — Eles diriam: Nossa d. mão prevaleceu, não foi o Senhor Deus que isto fez. 28. Porque meu povo é gente sem juízo, é gente que não tem discernimento.

R. 39c. Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

30. — Como pode um homem só perseguir mil, como dois podem fazer fugir dez mil? Não é porque sua Rocha os vendeu, não é porque o Senhor os entregou?

R. 39c. Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

35c. — Já vem o dia em que serão arruinados d. e o seu destino se apressa em chegar. 36a. Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e b. salvará todos aqueles que o servem.

R. 39c. Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!


Em Mateus 19:23-30, encontramos um ensinamento profundo de Jesus sobre as dificuldades enfrentadas pelos ricos para entrar no Reino dos Céus. A narrativa destaca a surpresa dos discípulos ao ouvirem que seria mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. Esta passagem também promete uma recompensa generosa para aqueles que deixam tudo para seguir Jesus, garantindo-lhes um lugar na vida eterna e posições de honra no julgamento das doze tribos de Israel. A lição final é um paradoxo intrigante: muitos que são primeiros serão os últimos, e muitos que são últimos serão os primeiros, sugerindo uma inversão das expectativas mundanas no Reino de Deus.

Aqui estão os pontos principais:

  1. Dificuldade dos Ricos: Jesus afirma que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus. Isso destaca como a riqueza pode ser um obstáculo espiritual.
  2. Possibilidade Divina: Quando os discípulos perguntam quem pode ser salvo, Jesus responde que para os homens é impossível, mas para Deus tudo é possível. Isso enfatiza a necessidade da graça divina para a salvação.
  3. Recompensa para os Discípulos: Pedro pergunta o que os discípulos receberão por terem deixado tudo para seguir Jesus. Jesus promete que eles se sentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel e que todos que deixarem algo por causa de Jesus receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.
  4. Os Primeiros e os Últimos: Jesus conclui dizendo que muitos que são primeiros serão últimos, e muitos que são últimos serão primeiros, invertendo as expectativas humanas sobre status e recompensa.

A mensagem transmitida por esta passagem é um poderoso lembrete da essencialidade da fé em Deus e de como os valores humanos são transformados no contexto do Reino dos Céus. Ela nos convida a refletir sobre a maneira como percebemos a realidade e as prioridades que estabelecemos em nossas vidas, sugerindo que o que muitas vezes valorizamos pode não ter o mesmo peso diante da perspectiva divina. É uma chamada para reavaliar nossos conceitos e alinhar nosso coração e ações com os princípios celestiais, onde a confiança em Deus é a chave para uma existência verdadeiramente enriquecida e significativa.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 19,23-30

É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus

Naquele tempo, 23. Jesus disse aos discípulos: "Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. 24. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus". 25. Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: "Então, quem pode ser salvo?" 26. Jesus olhou para eles e disse: "Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível". 27. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: "Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?" 28. Jesus respondeu: "Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30. Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Cor Litúrgica: branco

Na liturgia, a cor branca representa a alegria cristã e a vida em Cristo. É utilizada em momentos especiais como a Solenidade do Natal, o Tempo do Natal, a Quinta-Feira Santa, a Vigília Pascal do Sábado Santo, nas festas do Senhor e nas celebrações dos santos. Durante o Tempo Pascal, a cor branca predomina, simbolizando a Ressurreição e evocando a imagem de Cristo transfigurado.


A liturgia da palavra, composta pela primeira leitura, o salmo responsorial e o evangelho, é um elemento central da fé cristã, encontrando-se todos registrados na Bíblia Sagrada. Esses textos são lidos e refletidos durante as celebrações, proporcionando aos fiéis uma oportunidade de meditar sobre as escrituras sagradas e aplicar seus ensinamentos na vida cotidiana. Se você tem em mãos o livro sagrado, dedique-se à sua leitura.


Nenhum comentário