Pular para o conteúdo principal

Santo do dia: São Bartolomeu, Apóstolo

São Bartolomeu, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, é frequentemente identificado com Natanael, a quem Filipe convidou para seguir Jesus. A Igreja Católica o celebra em 24 de agosto, a data que marca seu martírio na Armênia. Ele é considerado o santo padroeiro dos alfaiates, curtidores e daqueles que padecem de doenças nervosas.

Os três outros Evangelhos sinóticos entretanto o chamam sempre Bartolomeu, ou Bar-Tolmai, filho de Tolmai, como se dá com São Pedro, chamado Simão Bar-Jonas, filho de Jonas ou João. Desse modo o Discípulo amado refere-se a ele pelo nome próprio, enquanto os outros evangelistas o fazem pelo apelido. Mas não há dúvida de que os dados evangélicos insinuam a mesma identidade.

São Bartolomeu seguiu a Jesus nos três anos de vida pública. Ele presenciou os ensinamentos, as ações, os milagres, a morte e a ressurreição de Jesus. Ele estava em Pentecostes, no nascimento da Igreja, quando o Espírito Santo veio sobre todos e todos se tornaram missionários corajosos da Boa Nova pelo mundo.

Bartolomeu conheceu pessoalmente Nossa Senhora, e dela certamente aprendeu mais sobre os ensinamentos do Mestre. Assim, cheio do Espírito de Deus, depois de ter sido discípulo de Jesus, ele passou a ser Apóstolo, palavra grega que quer dizer “Enviado”. Ele foi enviado, Apóstolo, em nome de Jesus. E fez maravilhas pelo Reino de Deus em terras longínquas.

A Tradição da igreja e fontes históricas nos dizem que São Bartolomeu foi anunciar Reino de Deus até ao distante país da Índia. Há outra tradição, ela afirma que São Bartolomeu foi pregar o Evangelho onde é hoje a Europa Oriental. Lá, ele realizou uma maravilhosa missão acompanhada de conversões sinceras que confirmavam a pregação da Palavra de Deus.

Entretanto, o Martirológio Romano Monástico confirma neste dia que o apóstolo evangelizou especialmente a Armênia: “Originário de Caná, Bartolomeu (ou Natanael) foi apresentado por Felipe, seu íntimo amigo, a Jesus, que o saudou como um ‘israelita sem artifícios’. Imediatamente proclamou sua fé em Cristo ‘Filho de Deus e Rei de Israel’, e foi contado entre os Doze. Depois da ressurreição, participou da pesca milagrosa. Segundo a tradição, evangelizou a Armênia, que o tem como seu Apóstolo”.

Depois dessa frutuosa missão em que muitos se converteram a Jesus Cristo e onde várias comunidades cristãs foram criadas, São Bartolomeu foi martirizado, vítima de esfolamento de toda a sua pele. Foi na cidade de Albanópolis, hoje Derbent, na região russa do Daguestão, às margens do mar Cáucaso. Ele teria sido morto por ordem do governador local, que não aceitou a pregação do cristianismo em suas terras.

Essa tradição é tão forte que São Bartolomeu foi pintado na Capela Sistina segurando a pele de seu corpo em sua mão esquerda e, na mão direita, uma adaga, tipo de uma espada afiada, instrumento do martírio que ele sofreu. Séculos depois, as relíquias de São Bartolomeu foram transportadas para Roma e estão hoje na igreja dedicada a ele.

O modo de seu martírio, que teria ocorrido em Albanópolis, naquele país, é igualmente incerto. Segundo alguns, São Bartolomeu foi decapitado; segundo outros, esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo por ordem do rei Astiages, por ter convertido seu irmão, Polimio, rei da Armênia. Por conta desta última lenda, ele é frequentemente representado na arte (por exemplo, no Julgamento Final de Michelangelo) como esfolado, segurando em suas mãos a própria pele.

Também sobre seu provável martírio e relíquias, diz o Martirológio Romano: “São Bartolomeu Apóstolo, que pregou o Evangelho de Cristo nas Índias, de onde passou para a Grande Armênia. Depois de converter muitos à fé cristã, foi esfolado vivo pelos bárbaros. Consumou o martírio quando o rei Astíages mandou cortar-lhe a cabeça.

Levaram o sagrado corpo para a ilha de Lipari, depois para Benevento, finalmente para a ilha Tiberina, em Roma, onde os fiéis lhe tributam piedosa veneração”. Nessa ilha suas relíquias são veneradas hoje na igreja de San Bartolome in insula. Essa igreja foi fundada no final do século X pelo Imperador do Sacro Império Romano Alemão Oto III, dedicada ao seu amigo, Santo Adalberto de Praga. Foi reformada pelo papa Pascoal II em 1113 e, novamente em 1180 por Clemente III, logo depois da chegada das relíquias do apóstolo São Bartolomeu, quando lhe foi então dedicada.

As igrejas da Europa oriental devem sua fé, em última instância, à pregação corajosa de São Bartolomeu, cujos frutos permanecem até hoje.

Ó Deus onipotente e eterno, proporciona-nos neste dia uma religiosa e santa alegria, celebrando a festividade de vosso Apóstolo São Bartolomeu, concedei à vossa Igreja a graça de amar o que ele creu e de pregar o que ele ensinou. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

São Bartolomeu viu Cristo ressuscitado e sua ascensão ao céu. Pregou o Evangelho em diversas regiões. Esteve na Índia, no Irã, na Síria e na Armênia. Uma antiga tradição armênia afirma que o apóstolo foi para a Índia e lá pregou a verdade do Senhor Jesus segundo o Evangelho de São Mateus. Depois que naquela região converteu muitos a Cristo, superando extremas dificuldades, passou para a Armênia Maior, onde converteu o rei Polímio, sua esposa e muitos outros homens. Esteve em mais de doze cidades. Essas convenções, no entanto, provocaram uma enorme inveja dos sacerdotes locais. No ano de 51, foi perseguido por aqueles que não aceitavam a Boa-Nova de Cristo, São Bartolomeu foi esfolado vivo e em seguida decapitado.

São Bartolomeu viu Cristo ressuscitado e sua ascensão ao céu. Pregou o Evangelho em diversas regiões. Esteve na Índia, no Irã, na Síria e na Armênia. Uma antiga tradição armênia afirma que o apóstolo foi para a Índia e lá pregou a verdade do Senhor Jesus segundo o Evangelho de São Mateus. Depois que naquela região converteu muitos a Cristo, superando extremas dificuldades, passou para a Armênia Maior, onde converteu o rei Polímio, sua esposa e muitos outros homens. Esteve em mais de doze cidades. Essas convenções, no entanto, provocaram uma enorme inveja dos sacerdotes locais. No ano de 51, foi perseguido por aqueles que não aceitavam a Boa-Nova de Cristo, São Bartolomeu foi esfolado vivo e em seguida decapitado.

ORAÇÃO

Deus Todo-Poderoso e eterno, que nos inspira a fé por ocasião da santa na solenidade do apóstolo São Bartolomeu, vos pedimos que concedas à vossa Igreja que ame o que ele crê e predique o que ele ensinou. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...