Breaking News

Liturgia do dia: "Não é ele o filho do carpinteiro? Então, de onde lhe vem tudo isso?" | 17ª Sem. tem. Comum 🟢

O capítulo 26 do livro de Jeremias apresenta uma profecia significativa e provocativa, particularmente nos versículos de 1 a 9. Esses versículos relatam uma mensagem divina recebida no início do reinado de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá. A profecia é um chamado à reflexão e ao arrependimento, advertindo sobre as graves consequências de não seguir os caminhos estabelecidos por Deus. A passagem descreve a reação dos sacerdotes, profetas e povo ao ouvir as palavras de Jeremias, culminando em uma ameaça à sua vida por proclamar a destruição iminente de Jerusalém, caso não houvesse mudança de comportamento. Esta narrativa é um exemplo poderoso da relação entre a fidelidade divina e a responsabilidade humana.

Vamos analisar os versículos versículo por versículo:

  1. Contexto Inicial:
    • No início do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, Jeremias recebe uma palavra do SENHOR.
    • Ele é instruído a falar a todas as cidades de Judá que vêm adorar no templo, sem omitir nenhuma palavra.
  2. A Profecia:
    • Jeremias anuncia que, se o povo não se arrepender, a casa do SENHOR será destruída como Siló (onde o tabernáculo estava antes do templo em Jerusalém).
    • A cidade também será amaldiçoada e desolada.
    • Os sacerdotes, profetas e o povo ouvem essas palavras e reagem com hostilidade.
  3. Confronto e Defesa:
    • Jeremias é acusado de profetizar contra a cidade e o templo.
    • Os príncipes de Judá intervêm e defendem Jeremias, reconhecendo que ele fala em nome do SENHOR.
    • Alguns anciãos também lembram que Miqueias profetizou de maneira semelhante no passado.
  4. Apelo ao Arrependimento:
    • Jeremias exorta o povo a melhorar seus caminhos e ouvir a voz do SENHOR.
    • Ele alerta que, se o matarem, trarão sangue inocente sobre si e sobre a cidade.
  5. Resultado:
    • Os príncipes decidem que Jeremias não merece pena de morte.
    • A situação é tensa, mas o profeta é temporariamente salvo.

Resumidamente, Jeremias encara o julgamento das autoridades devido à sua profecia corajosa e firme. A mensagem serve como um aviso da necessidade de arrependimento e da obediência a Deus.

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Profeta Jeremias 26,1-9

Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor

1. No início do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi comunicada da parte do Senhor, esta palavra, que dizia: 2. "Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer. Não retires uma só palavra; 3. talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, e eu me arrependa da decisão de castigá-los por suas más obras. 4. A eles então dirás: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, 5. a escutar as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado, 6. farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra". 7. Os sacerdotes e profetas, e todo o povo presente ouviram Jeremias dizer estas palavras na casa do Senhor. 8. Quando Jeremias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: "Este homem tem que morrer! 9. Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia: 'Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes?'" Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 68(69),5.8-10.14 (R. 14c)

R: Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

— Mais numerosos que os cabelos da cabeça, são aqueles que me odeiam sem motivo; meus inimigos são mais fortes do que eu; contra mim eles se voltam com mentiras! Por acaso poderei restituir alguma coisa que de outros não roubei?

R: Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

— Por vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe. Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como fogo abrasador; e os insultos de infiéis que vos ultrajam recaíram todos eles sobre mim!

R: Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

— Por isso elevo para vós minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha!

R: Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.


O trecho do Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos de 54 a 58, descreve um episódio significativo onde Jesus volta a Nazaré, sua cidade de origem. Este momento é marcante, pois revela as reações dos conterrâneos de Jesus ao seu ensinamento e sabedoria, levantando questões sobre sua origem e capacidade de realizar milagres, apesar de ser conhecido por eles como o filho de um carpinteiro. A narrativa destaca a dificuldade de ser aceito como profeta em sua própria terra, um tema recorrente na tradição bíblica que ressoa até os dias de hoje.

Aqui estão algumas reflexões sobre esse trecho:

  1. Contexto:
    • Jesus estava ensinando na sinagoga, e as pessoas ficavam admiradas com sua sabedoria e os milagres que realizava.
    • No entanto, elas também questionavam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres?” Afinal, conheciam Jesus como o filho do carpinteiro.
  2. Lições de Fé e Incredulidade:
    • Esse episódio revela a humanidade de Jesus e os desafios que ele enfrentou em sua própria terra.
    • Destaca a importância de superar a incredulidade e reconhecer os milagres, mesmo quando vêm de fontes familiares.
    • Jesus não é apenas o filho do carpinteiro; ele é o Mestre e o Messias.
  3. Aplicação para Nós:
    • Assim como as pessoas em Nazaré, também podemos nos surpreender com a ação de Deus em nossa vida cotidiana.
    • Às vezes, descontamos a sabedoria e os milagres por causa de nossa familiaridade com as circunstâncias.
    • A fé nos convida a olhar além do óbvio e reconhecer o divino mesmo nas situações comuns.

Esse Evangelho nos lembra que Jesus é mais do que aparenta ser. Ele é o Filho de Deus, e sua sabedoria e poder transcendem nossa compreensão humana.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,54-58

Não é ele o filho do carpinteiro? Então, de onde lhe vem tudo isso?

Naquele tempo, 54. dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: "De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55. Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56. E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?" 57. E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: "Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!" 58. E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Na liturgia católica, a cor verde é emblemática da esperança. Predominante durante o Tempo Comum, que constitui a maior parte do calendário litúrgico, essa cor é um lembrete constante da vida cristã diária e da esperança que é fundamental à fé cristã. Além disso, o verde adorna as igrejas nos domingos e dias feriais, reforçando essa mensagem. É importante notar que, em ocasiões especiais, como festas e solenidades que substituem a celebração regular, as cores litúrgicas específicas dessas datas prevalecem.


A liturgia da palavra, composta pela primeira leitura, o salmo responsorial e o evangelho, é um elemento central da fé cristã, encontrando-se todos registrados na Bíblia Sagrada. Esses textos são lidos e refletidos durante as celebrações, proporcionando aos fiéis uma oportunidade de meditar sobre as escrituras sagradas e aplicar seus ensinamentos na vida cotidiana. Se você tem em mãos o livro sagrado, dedique-se à sua leitura.


Nenhum comentário