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Liturgia do dia: "Tu tens palavras de vida eterna" (Jo.6-68) | 21º Domingo do Tempo Comum 🟢

A passagem do Livro de Josué 24,1-2a.15-17.18b é notável por enfatizar a renovação do pacto entre Deus e o povo de Israel. Neste trecho, Josué reúne todas as tribos em Siquém e coloca diante delas uma escolha decisiva: servir aos deuses estranhos ou reafirmar seu compromisso com o Senhor. A resposta do povo é um eco unânime de fidelidade a Deus, reconhecendo os grandes feitos que Ele realizou e declarando sua intenção de servir somente ao Senhor. Este momento é um marco na história de Israel, reiterando sua dedicação e lealdade ao Deus que os libertou da escravidão no Egito e os guiou através de inúmeros desafios.

Aqui está um resumo do seu significado:

  1. Convocação das Tribos: Josué reúne todas as tribos de Israel em Siquém, convocando os anciãos, líderes, juízes e oficiais para se apresentarem diante de Deus.
  2. Escolha de Servir a Deus: Josué desafia o povo a escolher a quem servir, se aos deuses dos seus antepassados ou ao Senhor. Ele faz uma declaração famosa: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor".
  3. Resposta do Povo: O povo responde afirmando sua lealdade a Deus, reconhecendo que foi o Senhor quem os libertou do Egito e realizou grandes prodígios diante deles.
  4. Compromisso e Fidelidade: O povo reafirma seu compromisso de servir ao Senhor, destacando a importância da fidelidade a Deus e a rejeição de outros deuses.

Esta passagem enfatiza a importância da escolha consciente de servir a Deus e a necessidade de lealdade e fidelidade a Ele. Josué lembra ao povo das maravilhas que Deus fez por eles e os encoraja a permanecerem fiéis.

Primeira Leitura: Leitura do Livro de Josué 24,1-2a.15-17.18b

Serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus

Naqueles dias, Josué reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convocou os anciãos, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. 2a. Então Josué falou a todo o povo: 15. "Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor". 16. E o povo respondeu, dizendo: "Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos. 17. Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo, é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. 18b. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus".

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 33(34),2-3.16-17.18-19.20-21.22-23 (R.9a)

R.9a. Provai e vede quão suave é o Senhor!

2. — Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. 3. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

R.9a. Provai e vede quão suave é o Senhor!

16. — O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado;  17. mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.

R.9a. Provai e vede quão suave é o Senhor!

18. — Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. 19. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido.

R.9a. Provai e vede quão suave é o Senhor!

20. — Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta. 21. Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, e nenhum deles haverá de se quebrar.

R.9a. Provai e vede quão suave é o Senhor!

22. — A malícia do iníquo leva à morte, e quem odeia o justo é castigado. 23. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.

R.9a. Provai e vede quão suave é o Senhor!


A passagem bíblica de Efésios 5,21-32, escrita por São Paulo, trata de questões fundamentais da vida cristã, com um foco particular nas relações familiares e matrimoniais. Esta seção da carta aos Efésios é frequentemente citada e estudada por abordar o papel dos cônjuges dentro do matrimônio, enfatizando o amor e o respeito mútuo à luz da fé cristã. A exortação de Paulo para que as esposas sejam submissas aos maridos, assim como os maridos devem amar suas esposas, é um tema que tem sido interpretado e aplicado de diversas maneiras ao longo da história da Igreja. Além disso, a analogia do relacionamento conjugal com a relação entre Cristo e a Igreja oferece uma perspectiva profunda sobre a unidade e a santidade do matrimônio cristão.

Aqui está um resumo do seu significado:

  1. Submissão Mútua: O texto começa com a exortação para que todos se submetam uns aos outros no temor de Cristo (Ef 5,21). Isso estabelece um princípio de respeito e consideração mútua entre os membros da comunidade cristã.
  2. Relação Marido e Mulher: Paulo usa a relação entre Cristo e a Igreja como modelo para o casamento. As esposas são chamadas a serem submissas aos seus maridos como ao Senhor, e os maridos são exortados a amar suas esposas como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela (Ef 5,22-25).
  3. Amor Sacrificial: O amor do marido pela esposa deve ser sacrificial, purificador e santificador, assim como o amor de Cristo pela Igreja. Paulo enfatiza que o marido deve cuidar da esposa como de seu próprio corpo, nutrindo e cuidando dela (Ef 5,28-29).
  4. Unidade e Mistério: Paulo conclui destacando a unidade entre marido e mulher, comparando-a à união entre Cristo e a Igreja. Ele chama isso de um grande mistério, referindo-se à profundidade e à santidade dessa união (Ef 5,31-32).

Esta passagem sublinha a importância do amor, respeito e sacrifício nas relações conjugais, refletindo a relação entre Cristo e a Igreja. É um chamado para que os cristãos vivam suas vidas matrimoniais com um profundo senso de compromisso e devoção.

Segunda Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 5,21-32

Este mistério é grande, em relação a Cristo e à Igreja

Irmãos, 21. vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22. As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23. Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24. Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25. Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26. Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27. Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28. Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29. Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30. e nós somos membros do seu corpo! 31. Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32. Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

O trecho do Evangelho de João 6,60-69 é marcado por uma profunda reflexão sobre a reação dos discípulos frente aos ensinamentos de Jesus acerca do "pão da vida". Esta passagem bíblica revela as dificuldades enfrentadas pelos seguidores de Cristo ao tentarem compreender as palavras que lhes foram apresentadas, um desafio que ressoa até os dias atuais.

Aqui está um resumo do seu significado:

  1. Reação dos Discípulos: Muitos discípulos acham difícil aceitar o ensinamento de Jesus e dizem: “Dura é esta palavra. Quem pode ouvi-la?” (Jo 6,60). Isso mostra a dificuldade de compreender e aceitar a mensagem de Jesus.
  2. Escândalo e Fé: Jesus pergunta se eles se escandalizam com suas palavras e menciona que suas palavras são “espírito e vida” (Jo 6,63). Ele destaca que a verdadeira compreensão e aceitação vêm do Espírito.
  3. Deserção de Muitos: Muitos discípulos decidem abandonar Jesus por não conseguirem aceitar seu ensinamento (Jo 6,66). Isso mostra que seguir Jesus pode ser desafiador e exige fé e compromisso.
  4. Confissão de Pedro: Jesus pergunta aos Doze se eles também querem ir embora. Pedro responde: “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68). Esta resposta destaca a fé e a confiança dos apóstolos em Jesus, reconhecendo-o como o Santo de Deus.

Esta passagem enfatiza a importância da fé e da confiança em Jesus, mesmo quando seus ensinamentos são difíceis de entender ou aceitar. Ela também destaca a necessidade de uma resposta pessoal e comprometida à chamada de Jesus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,60-69

A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna

Naquele tempo, 60. muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: "Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?" 61. Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: "Isto vos escandaliza? 62. E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63. O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64. Mas entre vós há alguns que não creem". Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65. E acrescentou: "É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai". 66. A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67. Então, Jesus disse aos doze: "Vós também vos quereis ir embora?" 68. Simão Pedro respondeu: "A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Cor Litúrgica: Verde

Na liturgia católica, a cor verde é emblemática da esperança. Predominante durante o Tempo Comum, que constitui a maior parte do calendário litúrgico, essa cor é um lembrete constante da vida cristã diária e da esperança que é fundamental à fé cristã. Além disso, o verde adorna as igrejas nos domingos e dias feriais, reforçando essa mensagem. É importante notar que, em ocasiões especiais, como festas e solenidades que substituem a celebração regular, as cores litúrgicas específicas dessas datas prevalecem.


A liturgia da palavra, composta pela primeira leitura, o salmo responsorial e o evangelho, é um elemento central da fé cristã, encontrando-se todos registrados na Bíblia Sagrada. Esses textos são lidos e refletidos durante as celebrações, proporcionando aos fiéis uma oportunidade de meditar sobre as escrituras sagradas e aplicar seus ensinamentos na vida cotidiana. Se você tem em mãos o livro sagrado, dedique-se à sua leitura.


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