Breaking News

Liturgia do dia: "Não desprezeis nenhum desses pequeninos" (Mt.18-10) | Santa Dulce Lopes Pontes | 19ª Sem. Tempo Comum ⚪

A passagem bíblica de Ezequiel 2,8-3,4 é uma narrativa marcante que ilustra o convite divino a Ezequiel para se tornar um profeta e sua incumbência de levar a palavra de Deus ao povo israelita. Esta seção descreve não apenas a missão de Ezequiel, mas também a sua aceitação e compromisso em ser o mensageiro das revelações divinas, apesar dos desafios que enfrentaria. Através desta leitura, compreendemos a importância da obediência e da fidelidade ao chamado de Deus, elementos centrais na vida do profeta Ezequiel.

Aqui está um resumo do significado dessa passagem:

  1. Chamado e Missão: Deus chama Ezequiel e o instrui a não ser rebelde como o povo de Israel. Ele deve abrir a boca e comer o que Deus lhe dá, simbolizando a aceitação e internalização da mensagem divina.
  2. O Pergaminho: Ezequiel vê uma mão estendida com um pergaminho, escrito na frente e no verso, contendo lamentações, gemidos e ais. Isso representa as mensagens difíceis que ele terá que transmitir ao povo.
  3. Comendo o Pergaminho: Deus ordena que Ezequiel coma o pergaminho, que é doce como mel em sua boca. Isso simboliza que, embora a mensagem de Deus possa ser amarga em seu conteúdo (juízo e condenação), é doce para aqueles que a aceitam e obedecem.
  4. Capacitação pelo Espírito: Ezequiel é fortalecido pelo Espírito de Deus para cumprir sua missão. Ele é enviado a um povo rebelde, mas deve falar as palavras de Deus, quer ouçam, quer deixem de ouvir.
  5. Responsabilidade Profética: A passagem enfatiza a responsabilidade de Ezequiel como profeta de Deus. Ele deve ser fiel em transmitir a mensagem divina, independentemente da reação do povo.

Essa passagem nos ensina sobre a importância da obediência a Deus, a aceitação de Sua palavra e a responsabilidade de transmitir Sua mensagem, mesmo em face da resistência e dificuldade.

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Ezequiel 2,8-3,4

Ele fez-me comer o rolo, e era doce como mel em minha boca

Assim fala o Senhor: 8. "Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: Não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar". 9. Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais. 3,1. Ele me disse: "Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel". 2. Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3. Depois disse-me: "Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou". Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4. Ele disse-me então: "Filho do homem, vai! Dirige-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras".

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 118(119),14.24.72.103.111.131 (R. 103a)

R-103a Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

14.— Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.

R-103a Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

24.— Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.

R-103a Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

72.— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

R-103a Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

103.— Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que o mel na minha boca!

R-103a Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

111.— Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!

R-103a Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

131.— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

R-103a Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!


O Evangelho de Mateus, no capítulo 18, versículos de 1 a 5, 10 e de 12 a 14, apresenta lições valiosas ensinadas por Jesus. Ele destaca a necessidade da humildade, a importância de cuidar dos mais vulneráveis e a diligência em procurar aqueles que se perderam. Estes ensinamentos são fundamentais para a compreensão da mensagem de amor e compaixão que permeia o cristianismo. A humildade é vista como a chave para o Reino dos Céus, enquanto o cuidado com os "pequeninos" reflete a preocupação de Jesus com a justiça e a proteção aos menos favorecidos. A parábola da ovelha perdida, por sua vez, ilustra a persistência e o amor incondicional que devemos ter uns pelos outros, enfatizando que nenhuma alma deve ser deixada para trás.

Aqui está um resumo do significado dessa passagem:

  1. Humildade e Grandeza no Reino dos Céus: Os discípulos perguntam a Jesus quem é o maior no Reino dos Céus. Jesus responde chamando uma criança e dizendo que, para entrar no Reino dos Céus, é necessário converter-se e tornar-se como uma criança. Aquele que se humilha como uma criança é o maior no Reino dos Céus.
  2. Cuidado com os Pequenos: Jesus enfatiza a importância de não desprezar nenhum dos pequenos, pois seus anjos nos céus veem continuamente a face do Pai. Isso destaca o valor e a dignidade de cada pessoa, especialmente dos mais vulneráveis.
  3. Parábola da Ovelha Perdida: Jesus conta a parábola do pastor que deixa as noventa e nove ovelhas nas montanhas para procurar a que se perdeu. Quando a encontra, ele se alegra mais com ela do que com as noventa e nove que não se perderam. Isso ilustra o amor de Deus por cada indivíduo e Sua alegria em recuperar os que se desviaram.

Significado Espiritual:

  • Humildade: A verdadeira grandeza no Reino dos Céus é alcançada através da humildade e simplicidade, como a de uma criança.
  • Cuidado e Proteção: Jesus ensina a importância de cuidar dos mais vulneráveis e não desprezar ninguém.
  • Amor e Misericórdia: A parábola da ovelha perdida mostra o amor incondicional de Deus e Sua disposição em buscar e salvar os perdidos.

Essa passagem nos chama a viver com humildade, a valorizar e proteger os pequenos e a confiar no amor misericordioso de Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,1-5.10.12-14

Não desprezeis nenhum desses pequeninos

Naquele tempo, 1. os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" 2. Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3. e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12. Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13. Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Cor Litúrgica: Branco 

Na liturgia, a cor branca possui um significado especial e é empregada em ocasiões específicas. Ela simboliza a pureza e é utilizada durante os tempos litúrgicos do Natal e da Páscoa, bem como nas celebrações de Nosso Senhor Jesus Cristo (exceto as da Paixão), de Nossa Senhora, dos Anjos e dos Santos não-mártires. O branco simboliza a pureza e a alegria na liturgia católica.


A liturgia da palavra, composta pela primeira leitura, o salmo responsorial e o evangelho, é um elemento central da fé cristã, encontrando-se todos registrados na Bíblia Sagrada. Esses textos são lidos e refletidos durante as celebrações, proporcionando aos fiéis uma oportunidade de meditar sobre as escrituras sagradas e aplicar seus ensinamentos na vida cotidiana. Se você tem em mãos o livro sagrado, dedique-se à sua leitura.


Nenhum comentário