Breaking News

Santo do dia: São Bernardo, abade e doutor da Igreja

Nascido em 1090 numa distinta família nobre de Fontaines-les-Dijon, São Bernardo ingressou na abadia cisterciense acompanhado de seus irmãos e outros vinte e seis nobres. Sua grandeza era mais evidente em suas virtudes do que em seu talento, e ele recusou os arcebispados de Reims, Gênova e Milão, considerando-se indigno de tais honrarias. Tornou-se conselheiro de bispos, reis e papas. Com eloquência notável, pregou uma cruzada que teve um êxito extraordinário e estabeleceu inúmeros mosteiros. Era também um notável taumaturgo e combatente vigoroso das heresias. Autor de vasta obra literária, seus escritos refletem uma doutrina sublime, mais parecendo frutos de divina inspiração do que de esforço humano. Faleceu no ano de 1153 e foi nomeado Doutor da Igreja Universal pelo Papa Pio VIII.

MEDITAÇÃO SOBRE SÃO BERNARDO

I. São Bernardo pode ser chamado de "filho de Maria". Foi objeto da parte dessa bondosa mãe de uma afeição muito particular, e, em gratidão, trabalhou tudo o que pôde para propagar seu culto. Ele não tinha maior felicidade do que falar da Santíssima Virgem. Tu também deves ser o filho de Maria como São Bernardo. Oh Santíssima Virgem, tens para comigo a ternura e solicitude de uma mãe, e em mim encontras apenas um filho desnaturado! Onde está o desapego, onde a humildade, onde as virtudes que deveriam me fazer semelhante a ti?

II. São Bernardo é também o irmão de Jesus Cristo; como Ele, ele pregou o desprezo do mundo, e ele o fez com vigor, que ao ouvi-lo, os jovens deixaram os prazeres do século para se retirarem para os mosteiros. Ele sempre teve em mente a Paixão de Jesus Cristo e, para imitá-lo, entregou-se a mais rigorosa penitência. És tu irmão de Jesus Cristo? Pareces-te com ele? Fazes, como Ele, a vontade de Deus, teu Pai?

III. Reflita sobre estas quatro palavras que São Bernardo sempre teve em seus lábios: 1) É terrível ver um Deus aniquilado, e um verme glorificado! 2) Quanto mais a alma busca conforto nas criaturas, menos ela a encontra em Deus. 3) Bernardo, por que te tornastes religioso? Não é, acaso, para tornar-se santo? 4) A todo momento devemos pensar sobre a morte a qual cada momento se aproxima.

ORAÇÃO:

Oh Deus, que ensinou ao seu povo os caminhos da salvação eterna através do ministério do bem-aventurado Bernardo, dignai-vos a fazer de nós, depois de tê-lo na terra como doutor e guia, que o tenhamos como intercessor no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

São Bernardo, rogai por nós


Nenhum comentário