Breaking News

Liturgia do dia: "Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver! | 18ª Semana do Tempo Comum 🟢

A passagem bíblica da Profecia de Naum, especificamente os versículos 2,1.3; 3,1-3.6-7, aborda a queda iminente de Nínive, o centro do poderoso império assírio, e a subsequente restauração de Israel. Esta profecia é um poderoso lembrete da justiça divina e da soberania de Deus sobre as nações, enfatizando que mesmo as mais poderosas cidades estão sujeitas ao julgamento divino. Ao mesmo tempo, oferece esperança para Israel, prometendo restauração e paz após tempos de opressão e conflito.

Aqui está um breve resumo do significado de cada parte:

  • Naum 2,1.3: Anuncia a chegada de um mensageiro que traz boas notícias de paz para Judá. O Senhor promete restaurar a grandeza de Jacó e Israel, que foram saqueados.
  • Naum 3,1-3: Descreve a cidade de Nínive como um lugar de violência e engano, condenando-a por seus crimes e injustiças.
  • Naum 3,6-7: Profetiza a humilhação e exposição de Nínive diante de seus inimigos, como punição por suas ações.

Essa passagem destaca a justiça divina e a promessa de restauração para o povo de Deus.

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Naum 2,1.3; 3,1-3.6-7

Ai de ti, cidade sanguinária

1. "Eis sobre os montes os passos de um mensageiro, que anuncia a paz. Ó Judá, celebra tuas festas, cumpre tuas promessas: nunca mais Belial pisará teu solo; ele foi aniquilado. 3. O Senhor há de restaurar a grandeza de Jacó, assim como a grandeza de Israel, pois os ladrões os saquearam e devastaram suas videiras. 3,1. Ai de ti, cidade sanguinária, cheia de imposturas, cheia de espoliação e de incessante rapinagem. 2. Estalo de chicotes, fragor de rodas, cavalos relinchando, ringir de carros impetuosos, cavaleiros à carga, 3. espadas brilhando e lanças reluzentes, trucidados sem conta, mortos aos montes; cadáveres sem fim, tropeça-se sobre os corpos. 6. Farei cair sobre ti tuas abominações, e te lançarei em rosto merecidos insultos; de ti farei um exemplo. 7. Assim, todos os que te virem, fugirão para longe, dizendo: 'Nínive está em ruínas! Quem terá compaixão dela? Onde achar quem a console?'"

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Dt 32,35cd-36ab.39abcd.41 (R. 39c)

Deuteronômio 32,35cd-36ab.39abcd.41 (R. 39c) reflete a justiça e a soberania de Deus.

39c. — Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

35c. — Já vem o dia em que serão arruinados d. e o seu destino se apressa em chegar. 36a. Porque o Senhor fará justiça ao seu povo b. e salvará todos aqueles que o servem.

39c. — Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

39a. — Saibam todos que eu sou, somente eu b. e não existe outro Deus além de mim: c. quem mata e faz viver, sou eu somente, d. sou eu que firo e eu que torno a curar.

39c. — Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

41. — Se eu afiar a minha espada reluzente e com as minhas próprias mãos fizer justiça, dos adversários todos hei de me vingar e vou retribuir aos que odeiam.

39c. — Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

O refrão “Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!” enfatiza a autoridade suprema de Deus sobre a vida e a morte, e sua capacidade de trazer justiça e salvação.


O trecho do Evangelho de Mateus, capítulo 16, versículos de 24 a 28, apresenta um convite intenso e significativo de Jesus para o discipulado. Neste passagem, Jesus exorta seus seguidores a abraçar um caminho de renúncia pessoal e sacrifício, simbolizado pela cruz, como um meio de encontrar verdadeira vida e propósito. Ele desafia os valores mundanos, questionando o que realmente beneficia uma pessoa se ela ganhar o mundo inteiro, mas perder sua alma. Este chamado ao discipulado é um convite à reflexão sobre o valor da vida espiritual em contraste com as riquezas terrenas.

Aqui está um resumo do significado de cada versículo:

  • Mateus 16,24: Jesus convida seus discípulos a negarem a si mesmos, tomarem sua cruz e segui-lo. Isso significa colocar de lado os próprios desejos e vontades para seguir a vontade de Deus, aceitando os desafios e sofrimentos que possam surgir.
  • Mateus 16,25: Jesus ensina que quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por causa dele a encontrará. Isso reflete a economia contraditória do Reino de Deus, onde a verdadeira vida é encontrada na entrega e no sacrifício.
  • Mateus 16,26: Ele questiona o valor de ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma, destacando a importância da salvação e da vida eterna acima das riquezas e conquistas terrenas.
  • Mateus 16,27: Jesus fala sobre seu retorno em glória com os anjos, quando recompensará cada um de acordo com suas ações.
  • Mateus 16,28: Ele afirma que alguns dos presentes não experimentarão a morte antes de verem o Filho do Homem vindo em seu reino, uma referência à sua ressurreição e à vinda do Reino de Deus.

Esses versículos nos desafiam a viver uma vida de sacrifício, comprometimento e fidelidade a Cristo, com a promessa de uma recompensa eterna.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,24-28

O que poderá alguém dar em troca de sua vida?

Naquele tempo, 24. Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27. Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28. Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Cor Litúrgica: Verde

Na liturgia católica, a cor verde é emblemática da esperança. Predominante durante o Tempo Comum, que constitui a maior parte do calendário litúrgico, essa cor é um lembrete constante da vida cristã diária e da esperança que é fundamental à fé cristã. Além disso, o verde adorna as igrejas nos domingos e dias feriais, reforçando essa mensagem. É importante notar que, em ocasiões especiais, como festas e solenidades que substituem a celebração regular, as cores litúrgicas específicas dessas datas prevalecem.


A liturgia da palavra, composta pela primeira leitura, o salmo responsorial e o evangelho, é um elemento central da fé cristã, encontrando-se todos registrados na Bíblia Sagrada. Esses textos são lidos e refletidos durante as celebrações, proporcionando aos fiéis uma oportunidade de meditar sobre as escrituras sagradas e aplicar seus ensinamentos na vida cotidiana. Se você tem em mãos o livro sagrado, dedique-se à sua leitura.


Nenhum comentário